09 de maio 2023

Brinde às Linhas – 3.ª Edição

A Rota Histórica das Linhas de Torres realizou, no passado dia 9 de maio, mais um encontro informal entre agentes económicos da região, que teve lugar na Aldeia Museu José Franco (Sobreiro - Mafra).

O encontro teve como objetivo dar continuidade às relações de cooperação, iniciadas anteriormente, entre os agentes económicos do território das Linhas de Torres e a um trabalho em rede por forma a construir uma oferta turística diversificada, articulada e apelativa para quem visita este património e a região.

Pretende-se que estes encontros sejam dinâmicos e estabeleçam uma rede de contatos e relacionamentos benéficos para todos os intervenientes de modo a co ajudarem-se na amplificação da visibilidade dos seus serviços face a diversos públicos, numa interação com a RHLT.

O evento teve início com uma visita guiada à aldeia típica José Franco. De seguida, a Rota Histórica das Linhas de Torres fez a abertura através de uma breve apresentação do seu património e percursos de visita, das suas atividades turístico-culturais e dos materiais de divulgação e promoção turística, ao dispor de todos. Manifestou, mais uma vez, a sua disponibilidade para mediar a relação entre agentes na articulação dos seus diversos serviços e produtos para uma oferta consertada, relação essa que não tem de ser necessariamente entre profissionais do mesmo segmento de atuação, mas que possuam um interesse comum - a valorização turística pela diferenciação daquilo que o visitante pode encontrar de singular no território das Linhas de Torres.

Uma vez que no encontro estavam presentes, pela primeira vez, alguns agentes económicos, deu-se lugar a uma breve apresentação de cada participante e da sua área de negócio.

Coube a Viriato Dias, do Gabinete de Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal, partilhar informação e boas práticas no que respeita a investimento e o empreendedorismo no setor do turismo, bem como fazer saber que este gabinete presta aconselhamento técnico às empresas que o procurem. Sublinhou, ainda, a necessidade dos agentes económicos estarem informados sobre os canais de comunicação e distribuição e manterem-se em contacto com as agências nacionais de promoção turística. O Observatório de Turismo Sustentável e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal são duas mais-valias que os agentes económicos têm ao seu dispor, nomeadamente na área do programa de financiamentos.

A terminar, os participantes foram convidados a avaliarem o encontro e a sugerirem ideias para futuras iniciativas como, também, a comunicarem qual poderá ser o seu contributo nesta rede.

Os produtos que estiveram em prova foram fornecidos pelo Lezíria Parque Hotel, que deu destaque aos biscoitos de azeite, receita inspirada nos antigos bolos de azeite da região de Vila Franca de Xira, e os vinhos pela Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.

Mais notícias