20 de outubro 2022

Prémios Wellington Honour

A cerimónia de atribuição dos Prémios Wellington Honour foi, este ano, acolhida pelo município de Loures.

O programa teve início ao fim da tarde, no Auditório Tomás Noivo (Bucelas), com uma sessão de boas-vindas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos, a que se seguiu a atribuição dos Prémios.

Nesta edição foram distinguidas as seguintes entidades:

Acessibilidade e Inclusão: Associação Cabra Cega
Ambiente e Sustentabilidade: Festival Internacional Ouriço-do-Mar
Cultura e Criatividade: AREPO - Companhia de Óperas e Artes Contemporâneas
Desporto e Aventura: Linhas de Torres - Running Challenge
Promoção e Divulgação: Associação Napoleónica Portuguesa

O discurso de encerramento da 2.ª Edição dos Prémios Wellington Honour ficou a cargo do Presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, José Alberto Quintino.

Num segundo momento teve lugar, nas Caves Velhas, o concerto do grupo Ensemble Vocal Introitus e o "Bucelas de Honra", nesta que é a Capital do Arinto e que, outrora, tanto agradou a Wellington e aos seus generais.

O Ensemble Vocal Introitus integra elementos solistas provenientes de vários agrupamentos vocais, nomeadamente do Coro Gulbenkian e do Coro Gregoriano de Lisboa, que interpretaram "Cantos de Batalha": Proteção Divina, A Despedida e as Batalhas: Terceira Cruzada (séc. XII), Batalha de Azincourt | Guerra dos Cem Anos (séc. XIV-XV), Batalha de Alcácer-Quibir (séc. XVI), Guerra da Sucessão de Espanha (séc. XVIII) e as Invasões Francesas (séc. XIX).

A cerimónia terminou com a intervenção da vice-presidente do município de Loures e presidente da Assembleia Geral da Rota Histórica das Linhas de Torres, Sónia Paixão.

Entre os dias 15 e 29 de outubro, o território da Rota Histórica das Linhas de Torres oferece, ao público em geral e às famílias, um programa de eventos e atividades diversificado que decorre nos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e conciliam a cultura, a história e a cidadania com a recriação histórica, o lazer, a mostra gastronómica "À mesa dos Generais", os vinhos, o desporto, entre outros.

Consulte o Programa Comemorativo para todo público aqui

Mais notícias