21 de fevereiro 2022

1º FÓRUM ROTAS NAPOLEÓNICAS ESPANHA-PORTUGAL

Realiza-se no próximo dia 21 de fevereiro, o Lab Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia (AAA) em património, cultura e destino turístico inteligente: Rotas Napoleónicas.

A que horas? Das 15h às 17h (Hora portuguesa)

Em que formato? digital (Webinário)

Qual a plataforma virtual? Zoom

Quem organiza? Fundação Finnova

Como nos podemos inscrever? https://fororutas.napoctep.eu/

A Rota Histórica das Linhas de Torres (PT) participará no BLOCO II - BOAS PRÁTICAS DO PROJETO NAPOCTEP, IMPACTO SOBRE O TERRITÓRIO E CAPITALIZAÇÃO DOS RESULTADOS, representada pela técnica Marta Fortuna, com a comunicação "Rota Histórica das Linhas de Torres: Património, Cultura e Turismo - Revista INVADE e Dia Nacional das Linhas de Torres".

A iniciativa, organizada pela Fundação Finnova, contempla a realização de dois fóruns/jornadas sobre os resultados e boas práticas para a promoção do património e da cultura da Eurorregião AlentejoAlgarve-Andaluzia (AAA) na era Napoleónica.

Esses fóruns/jornadas ajudarão a estabelecer um debate, estudo e planeamento por especialistas na área, a fim de instaurar uma rota patrimonial e cultural que favoreça um turismo de destino inteligente, sustentável e digital, além de preservar o património tangível e intangível do território e transformar o conhecimento em uma aposta de valor econômico para a Euroregião AAA.

O fórum/workshop será uma ferramenta de trabalhar em rede entre as entidades da Euroregião AAA, e outras entidades fora do território de intervenção, na constituição de um "Laboratório Euroregião AAA em património, cultura e destino turístico inteligente: Rotas Napoleónicas".

Este Laboratório, e a rede que será estabelecida, será a base para definir um futuro projeto europeu para projetar e implementar esta rota do património napoleónico. O evento contribuirá para a realização dos seguintes objetivos:
- Lançar um desafio para a definição e implementação de uma rota de destino inteligente e inclusivo baseado no tema Rotas Napoleónicas, para que possa ser reconhecida como um Itinerário Cultural do Conselho da Europa através de um projeto europeu;
- Estabelecer uma rede de trabalho (networking) entre as partes interessadas.

Mais eventos