08 de dezembro 2014

3.º Aniversário do Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT)

A 06 de dezembro de 2014, pelas 15h30, teve lugar a comemoração do 3.º aniversário do CILT, no Auditório Municipal de Sobral de Monte Agraço.

 

Ao longo dos últimos anos, o município apostou na recuperação de um património Militar, Histórico e Cultural ímpar e importantíssimo para o concelho, para o país e para a Europa.


Desta forma o Circuito do Alqueidão e o CILT surgem como espaços de memória vocacionados para a história e cidadania e para um produto turístico de qualidade.

A candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural - Proder, aprovada em abril deste ano, permitiu concretizar um conjunto de ações com vista à divulgação deste património. Entre elas destacam-se o site, telas de promoção para exterior, publicações, áudio-guias, um quiosque interativo e sinalética turístico-cultural e interpretativa que passam a constituir um conjunto de recursos complementares do Centro de Interpretação.

Neste sentido, no 3.º aniversário do CILT foi apresentada uma linha editorial que pretende divulgar os estudos relacionados com a Guerra Peninsular. O primeiro número foi dedicado às escavações realizadas nos Fortes do Alqueidão e Simplício entre 2008 e 2011 e intitula-se "Forte do Alqueidão - Arqueologia e História - da Idade do Ferro às Invasões Napoleónicas" da autoria de Artur Rocha e Jessica Reprezas.

Na mesma ocasião foi lançado o site do CILT, ferramenta essencial para a promoção da Rota Histórica das Linhas de Torres como um produto turístico diferenciado, com uma vertente informativa, educativa, turística estimulando assim os diversos públicos a vivenciar novas experiências em Sobral de Monte Agraço.

O site do CILT pretende também maximizar os efeitos de comunicação em 3 eixos: Público geral nacional e estrangeiro | Público escolar e os promotores turísticos tal como fomentar parcerias e captar sinergias em torno da temática e património das Linhas de Torres junto dos agentes culturais e económicos da região.

Um dos aspectos inovadores da construção do site foi a grande aposta na imagem enquanto suporte que mais domina a comunicação contemporânea, tornando-o assim mais apelativo e dinâmico.

Convidamo-lo a visitar-nos em www.cilt.pt e a fazer parte da sua História!

 

Mais notícias