20 de outubro 2015

Guerrilha de Montagraço homenageia LTV

Guerrilha de Montagraço homenageia o Povo Português.

O grupo de recriação histórica "Guerrilha de Montagraço" participou nas comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres, através de uma homenagem à memória e resistência do povo português durante a terceira invasão francesa.

No passado 20 de outubro, nos paços do concelho, junto à placa evocativa do esforço do povo português na construção dos Fortes e Redutos das Linhas de Defesa de Lisboa, o grupo de recriação "Guerrilha de Montagraço" assinalou o Dia Nacional das Linhas de Torres com uma alocução alusiva ao ato, com a deposição de uma coroa de flores e com a leitura de textos que sublinharam a importância de Sobral de Monte Agraço no desenvolvimento da última invasão francesa a Portugal (1810).

A "Guerrilha de Montagraço" é um grupo de recriação histórica que integra a Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913. Com sede em Sobral de Monte Agraço, o recém-criado grupo tem estado presente em diversos eventos dedicados à temática das invasões francesas, nomeadamente no Festival das Novas Invasões (Torres Vedras); na recriação histórica do Cerco de Almeida (Almeida); na encenação histórica "Vêm aí os Franceses. A ocupação da vila de Sobral pelas tropas francesas e a fuga da população. 1810" (Sobral de Monte Agraço); na Recriação Histórica da Batalha do Bussaco; entre outros. Apesar da sua curta existência está a tornar-se uma referência na arte da recriação pelo rigor e inovação que tem assumido nas suas apresentações.

Crédito fotográfico: Maria Edite Silva - Gitinha

https://www.facebook.com/Acr-Treze-Setembro-Associação-1646493815588941/

 

Mais notícias