10 de outubro 2015

11ª MARCHA dos FORTES

11ª MARCHA dos FORTES tomada de assalto pela Guerrilha de Montagraço

Realizou-se no passado dia 10 de Outubro a grande festa dos Caminheiros da região de Lisboa que aceitam percorrer mais de 40 km em 12 horas.

Com partida de Bucelas, às 05h45, com o transporte em autocarros dos participantes para a Quinta do Vale do Corvo, no Turcifal, na base da Serra do Socorro, a marcha partiu dos pátios da Quinta que serviu de quartel-general ao 2º comandante do exército britânico da Península - o General Sir Brent Spencer.

Os participantes chegam ao cume da Serra do Socorro pelas 07h30, a tempo de assistir ao nascer do dia. A Serra do Socorro foi o posto central de comunicações criado por Wellington e utilizado, pela primeira vez, em 1810 aquando das Invasões Francesas.

O percurso desenvolveu-se pelas cumeadas e vales onde invasores franceses e aliados se cruzaram e que proporcionarão aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.

Os caminhantes passaram por vários dos Fortes e Fortins que constituem as Linhas de Torres - Serra do Socorro, Forte Grande da Enxara, Forte Pequeno da Enxara, Forte do Alqueidão, Forte da Carvalha, Forte do Arpim e terminaram em Bucelas, em plena Festa do Vinho e das Vindimas.

À passagem pelo Forte do Alqueidão, a Marcha foi tomada de assalto pela "Guerrilha de Montagraço", um recém-criado grupo de recriação histórica pertencente à Associação de Cultura e Recreio 13 de setembro de 1913.

A 11ª MARCHA dos FORTES atravessa os Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Loures e está integrada no calendário anual da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada - FPME.

Este ano esteve ainda incluída no Calendário do EuroRando 2016 promovido pela ERA. É uma Organização do Clube de Actividades de Ar Livre - CAAL, que comemora este ano o seu 30º Aniversário, do Município de Loures e da AMPCTV, com o apoio dos Municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, e das Juntas de Freguesia de Santo Quintino, Bucelas e Santiago dos Velhos. Juntam-se também à iniciativa a Quinta do Vale do Corvo e a Revista Itinerante.

Fonte e crédito fotográfico: http://clubearlivre.org/node/2362

 

Mais notícias