19 de abril 2015

Dia Internacional Monumentos e Sítios

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização, o município de Sobral de Monte Agraço associa-se a esta comemoração com uma iniciativa que terá lugar no Circuito do Alqueidão, no próximo dia 19 de abril, pelas 10h30.

Subordinado ao tema escolhido para este ano, o município e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço convidam a participar num peddy paper que o desafia para Conhecer a história das Linhas de Torres; Explorar alguns fortes da 1.ª Linha de defesa, determinantes para a derrota do exército francês em Portugal; e para Partilhar experiências com a natureza, a história e arqueologia.

O peddy paper realiza-se no Circuito do Alqueidão, que envolve quatro fortes, construídos em 1809 para defender a capital da terceira invasão francesa. Estes fortes integram as Linhas de Torres que assumiram uma importância preponderante no travar do ímpeto expansionista de Napoleão Bonaparte. O objetivo da prova é partir à descoberta deste património de cariz único na Europa e dar a conhecer episódios da história in situ.

Público-alvo: jovens e adultos
Inscrições gratuitas: cilt@cm-sobral.pt
Inscrição (obrigatória) até 15 de abril

Ponto de encontro: Circuito do Alqueidão | 15h00 

Mais informações: http://w3.patrimoniocultural.pt/dims/index.php

Ficha de Inscrição

Mais notícias