27 de outubro 2019

Da Planta ao Óleo

O Explor(A)lqueidão'19 despediu-se este ano com a atividade Da Planta ao Óleo que se realizou, no passado domingo, no Núcleo de Apoio ao Visitante do Circuito do Alqueidão.

 

O workshop dinamizado por Fernanda Botelho, contou com a participação de 25 pessoas, que ficaram a conhecer o método para extrair e produzir óleos macerados, vegetais, essenciais e alguns unguentos; várias mesinhas caseiras, que continuam a manter-se tão úteis nos nossos dias; e os locais onde podem adquirir vários produtos naturais quer para confecionar em casa produtos alternativos aos industriais, quer para comprar produtos acabados, como por exemplo, champôs, dentífricos, desodorizantes, sabonetes, entre outros, que contribuem para uma vida mais saudável e sustentável. Isentos de químicos, mas também "amigos" do ambiente.

Outro tema abordado foi o das especiarias, nas suas diversas aplicações e os locais onde se podem encontrar com qualidade superior.

No fim, os participantes levaram consigo um creme, um elixir e uma pasta de dentes, produzidos, com produtos 100% naturais, durante o workshop.

Fernanda Botelho é autora do blogue Malva Silvestre, tem vários livros infantis publicados e recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, e é autora de livros como "As Plantas e a Saúde" - um guia de remédios caseiros; "Uma Mão Cheia de Plantas que curam" e 7 agendas anuais, desde 2010, sobre plantas e flores. 

No seu jardim, partilha os dias com plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.

Para o próximo ano, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) estará de regresso para mais um ciclo de atividades Explor(A)lquiedão.

Contamos consigo!

 

Mais notícias