05 de outubro 2018

FILME-CONCERTO - Passeio a Sobral

Inserido no 2º Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, foi apresentado publicamente, no passado dia 05 de outubro, um loop de imagens de António-Pedro sonorizado por Eduardo Raon, Ricardo Jacinto e António-Pedro, acerca de Sobral de Monte Agraço.

O evento foi composto por 3 momentos: 1) sessões de exibição do filme, 2) visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres e 3) teatro de rua, poético. 

O filme Passeio a Sobral é um sequência de imagens que captaram um Sobral que, embora a 40 km de Lisboa, está bem longe do burburinho da capital. Na mostra, realizada no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, viram-se velhas lojas, moinhos, montes, fortes, igrejas, estradas seculares, largadas de touros, vento, vento, vento... E foi colocada a pergunta: O que ficará nos olhos do visitante?

A visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres deu a conhecer o sistema de defesa militar que ditou a retirada do exército napoleónico de Portugal naquela que ficou conhecida como a 3ª invasão francesa, num espaço que se situa no centro histórico da vila.

O Teatro Poético SóMente, foi exibido na praceta 25 de Abril e focou-se no ritmo em que a sociedade atual vive e evolui e que faz com que os mais velhos estejam a ser esquecidos, ou mesmo abandonados. No crepúsculo da vida, um homem pode fechar-se na bolha solitária do passado. É preciso coragem para continuar a procurar alegria e amigos. Sómente é o retrato de um homem que permaneceu jovem de coração, mas que está preso num corpo desgastado pela passagem do tempo. Conseguirá sair da bolha?

Mais notícias