09 de março 2015

Sobral de Monte Agraço aposta forte em novos recursos interpretativos dos seus Fortes das Linhas de Torres

O município de Sobral de Monte Agraço reforça os elementos interpretativos das estruturas militares dos Fortes do Alqueidão e do Simplício e da Estrada Militar.

Com vista a uma melhor compreensão da função militar das estruturas que integram os Fortes (paióis, canhoneiras, traveses e redutos ou fortins interiores) e da própria estrada militar, que garante o acesso ao Forte do Alqueidão, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) produziu um conjunto de informação que, acompanhada das ilustrações de Pedro Ramos, pretende tornar mais acessível a interpretação da função de cada estrutura in situ. Quer se visite o Circuito do Alqueidão só ou em grupo, à descoberta ou integrado numa visita orientada, os painéis colocados junto às estruturas militares dão um forte contributo para a interpretação daqueles locais. As ilustrações são uma grande mais-valia para adultos e crianças, pois através da imagem a compreensão flui de forma mais imediata.

O município considera que o Centro de Interpretação das Linhas de Torres dispõe, hoje, dos melhores recursos e ferramentas para conhecer as Linhas de Torres, quer do ponto de vista turístico quer profissional, opinião esta partilhada por quem visita.

O CILT que já dispõe de website www.cilt.pt, folhetos de divulgação e guia técnico para agentes turísticos e operadores, tudo em versão portuguesa e inglesa, associa agora sinalética turística-cultural, promocional e interpretativa e anuncia para breve nova ferramenta de apoio à realização de visitas orientadas.

Mais notícias