13 de novembro 2018

Federação Europeia Cidades Napoleonicas

Desde o passado mês de junho, que a Rota Histórica das Linhas de Torres é membro da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas.

A RHLT, que representa os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira para os assuntos sobre o património das Linhas de Torres Vedras integra, agora, a plataforma das cidades europeias cuja História foi influenciada por Napoleão Bonaparte.

Esta é a segunda adesão portuguesa à federação, que conta com 85 cidades e regiões da Europa.

Elevar o património histórico relacionado com Napoleão à sua dimensão europeia é um dos objetivos da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, através do apoio e promoção de encontros, seminários e publicações em colaboração com universidades e instituições históricas e culturais. O desenvolvimento de investigação, o ensino e a difusão de conhecimento pretendem, ainda, contribuir para a reflexão sobre a influência da era Napoleónica na Europa contemporânea.

A Rota Histórica das Linhas de Torres procura a valorização patrimonial e promoção turística das Linhas de Torres Vedras, contando com uma equipa técnica multidisciplinar que atua em áreas como arqueologia, comunicação, conservação e salvaguarda, museologia, assim como em parcerias nacionais e internacionais, programas e projetos culturais e de turismo.

Mais notícias