20 de outubro 2018

Cerimónia DNLT: Curtas-Metragens INVADE

A cerimónia comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres teve lugar no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, pelas 21h30.

A apresentação da cerimónia ficou a cargo do ator António Pedro Cerdeira, sendo a abertura da sessão da responsabilidade do senhor presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino, que referiu a importância deste dia para homenagear a memória e a resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar que conseguiu proteger Portugal da ambição expansionista do império napoleónico. Coube ainda ao senhor presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres distinguir os grupos de recriação que participaram na Marcha da Vitória e na recriação histórica "Crónica de uma (quase) batalha!", com a entrega de uma lembrança alusiva à comemoração do Dia Nacional das Linhas de Torres.

Pelas 22h00 foram exibidas as curtas-metragens admitidas ao II Concurso de Curtas-Metragens INVADE!. De seguida, o júri do concurso, composto por Ana Catarina Sousa, Joel Rodrigues e Luís Matos, anunciou as curtas-metragens vencedoras. Assim, subiu ao palco o vencedor do Prémio na Categoria de Público em Geral Sérgio Pereira, representado pelo senhor vice-presidente do município de Mortágua Paulo Oliveira, com a curta-metragem "Mortágua na Batalha do Bussaco" e o vencedor do Prémio da Categoria de Estudante de Ensino Secundário, César Santos, com a curta-metragem "Invasões Francesas".

Os prémios do II Concurso de Curtas-Metragens INVADE! foram oferecidos pelo Crédito Agrícola de Sobral de Monte Agraço, pelas mãos do senhor diretor Jorge André.

A Sessão foi encerrada com a atuação do "Ensemble Juvenil de Vialonga", um agrupamento de câmara de instrumentistas de cordas, constituído por alunos que terminaram o Curso Básico de Música no Agrupamento de Escolas de Vialonga e se mantêm musicalmente ativo, sob orientação do Prof. Eurico Cardoso. O projeto tem contado com o apoio e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia de Vialonga e da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A.

Crédito Fotográfico: Natália Calvo 

Mais notícias