20 de outubro 2017

Dia Nacional das Linhas de Torres

À semelhança dos anos anteriores, o grupo de recriação histórica "Guerrilha de Montagraço" prestou homenagem ao esforço das tropas aliadas e do povo português na construção das Linhas de Defesa de Lisboa - Linhas de Torres.

 

A homenagem teve início com o desfile de bombos da Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913, que percorreu a avenida Marquês de Pombal até à Praça Dr. Eugénio Dias, onde teve lugar a deposição da coroa de flores junto à placa evocativa à memória e resistência do Povo Português e aos mortos da Guerra Peninsular, acompanhada por uma alocução alusiva vivência dentro das Linhas naquele tempo. O momento foi encerrado com uma contradança da época.

Seguiu-se a conferência do Coronel Américo Henrique sobre "Guerra Peninsular e Invasões Francesas", que decorreu no auditório municipal. A sessão foi acolhida pelo senhor presidente da Câmara Municipal e presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, José Alberto Quintino, acompanhado por Célia Batalha Fernandes, também em representação da RHLT - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres.

Mais notícias