30 de junho 2017

Forte do Simplício: Mais perto do Céu

Forte do Simplício foi o palco com condições perfeitas para observação celeste, no passado dia 30 de junho, em Sobral de Monte Agraço.


A sessão de observação noturna astronómica teve início com uma projeção vídeo in loco, dinamizada pelo engenheiro físico/astrónomo Vasco Éloi Duarte, da empresa Via Láctea, que permitiu que todos pudessem reconhecer no céu, os diferentes corpos observáveis nessa ocasião.

Mais de 70 participantes exploraram e identificaram, a olho nu, constelações, estrelas, asterismos, satélites artificiais, apreciando a beleza natural com que pontilham o universo.

Apesar do frio que se fez sentir, as condições atmosféricas mostraram-se favoráveis à observação dos planetas Lua, Júpiter e Saturno, que fascinaram pequenos e graúdos. Ainda guiados pelos 4 telescópios, foi visível a observação dos objetos do céu profundo, tais como enxames abertos, enxames globulares, nebulosas, estrelas duplas e galáxia. Foi sem dúvida, uma experiência muito gratificante explorar o céu a partir do Forte do Simplício, respirando astronomia em tempo real.

Esta iniciativa foi promovida pelo Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT) e integrou o programa EXPLOR(A)LQUEIDÃO'17, que inclui um ciclo de atividades com o objetivo de dar a conhecer e a usufruir o Circuito do Alqueidão sob diferentes perspetivas.

Mais notícias