06 de março 2017

Círculos para a Cidadania Global

No dia 06 de fevereiro realizou-se, no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, mais um Círculo de Aprendizagem no qual participaram técnicos dos Centros de Interpretação/Acolhimento da Rota Histórica das Linhas de Torres.

 

Neste encontro foi elaborado o programa para a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que vamos celebrar a 22 de abril, com a temática "Património Cultural e Turismo Sustentável".

Nesse dia, será desenvolvida uma atividade de geocaching, com jogo de pistas, que vai permitir às equipas participantes explorar temas da cidadania e do desenvolvimento global.

No encontro foi, ainda apresentada a "Mochila do Soldado", que vai circular pelos centros de interpretação, escolas e outras entidades que a queiram receber. Trata-se de uma mochila pedagógica que contém um conjunto de atividades e objetos que permitem sensibilizar os jovens para os temas da cidadania global e do desenvolvimento sustentável à luz do património e da história das Linhas de Torres na Europa.

Os Círculos de Aprendizagem "Educação para a Cidadania Global" integram-se no projeto desenvolvido pela AIDGlobal e pela Rota Histórica das Linhas de Torres "Educar para Cooperar" que se destina à promoção de uma Cidadania Global, ativa na construção de sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis, junto de alunos, professores, atores de desenvolvimento local e cidadãos do território da Rota Histórica das Linhas de Torres.

O projeto conta com o apoio do Camões, Instituto de Cooperação e da Língua, IP e da Fundação Montepio.

Mais notícias