20 de outubro 2016

II Encontro Arqueologia e Museologia

Nos dias 20 e 21 de outubro, decorreu no Auditório Tomás Noivo em Bucelas, o II Encontro sobre Arqueologia e Museologia das Guerras Napoleónicas em Portugal. A iniciativa foi promovida pela Rota Histórica das Linhas de Torres, com o apoio do município de Loures.


O encontro que, neste ano, teve a sua segunda edição pretendeu continuar a incentivar o debate, a reflexão, a troca de experiências e a divulgação de trabalhos de investigação em torno da temática das guerras napoleónicas.

Nos dois dias foram contextualizadas as transformações sociais, políticas, económicas e psicológicas provocadas pela queda do Antigo Regime e pelo surgimento dos Estados Modernos, que deram lugar ao debate e partilha de perspetivas e abordagens a diversos níveis. Para isso foram fundamentais os contributos dos palestrantes presentes, das áreas da história, geografia e militar.

No dia 21, foi proporcionada, aos participantes, oradores e público, uma visita ao Forte da Ajuda Grande, um dos vários fortes visitáveis das Linhas de Torres Vedras. A esta visita seguiu-se uma outra ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Bucelas, onde foi apresentado o projeto Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global, um trabalho que está a ser desenvolvido pela AIDGlobal - Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, em parceria com os seis municípios da RHLT e os seus agrupamentos de escolas.

http://www.cilt.pt/pt/eventos/detalhe/39 

Mais notícias