25 de maio 2014

Rota Histórica das Linhas de Torres recebeu prémio Europa Nostra

No dia 05 de maio, a Rota Histórica das Linhas de Torres esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2014, em Viena de Áustria.A Rota Histórica das Linhas de Torres foi representada pela vereadora Ana Umbelino que recebeu a distinção na categoria de Conservação.

Para a atribuição do prémio o júri teve em conta vários fatores, tais como: a importância de preservar esta estrutura militar, pelo papel que teve na história portuguesa e europeia; as numerosas vantagens intermunicipais, para as diferentes autoridades envolvidas ao longo da rota; e a possibilidade que o novo percurso definido oferece para encorajar um novo público a descobrir a região. A opção de um projeto de arquitetura contemporânea para os centros de interpretação foi igualmente muito apreciada pelo júri, pela relação que estabelecem entre o passado e o momento presente.

Portugal foi, assim, galardoado com dois prémios, um deles conferido à "Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras", projeto desenvolvido pela PILT (Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres, que congrega os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), na categoria 1 (Conservação) e o outro ao programa de rádio "Encontros com o Património", projeto em parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a TSF, na categoria 4 (Educação, Formação e Sensibilização).

Os 27 projetos premiados, entre 4 categorias distintas, foram selecionados entre 169 candidaturas aceites, provenientes de 31 países.

Mais notícias