13 de setembro 2015

VÊM AÍ OS FRANCESES!

No próximo dia 13 de setembro (domingo) terá lugar na Praça Dr. Eugénio Dias, em Sobral de Monte Agraço, pelas 15h30 a encenação histórica VÊM AÍ OS FRANCESES! A ocupação da vila de Sobral pelas tropas francesas e a fuga da população. 1810.

Tendo sido as Invasões Francesas uma das maiores ofensivas militares alguma vez realizadas ao território português, elas deixaram marcas profundas nos locais e nas gentes dessa época, apesar da resistência anglo-lusa ter marcado o início do retrocesso da ambição expansionista de Napoleão Bonaparte.

A estadia dos franceses na vila e região de Sobral, tal como noutros locais por onde passou o itinerário da terceira invasão, arrastou estas terras para um dos episódios mais dolorosos da história de Portugal. A gigantesca operação de "terra queimada" impede aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local, mas lança grande parte da população portuguesa num êxodo sem precedentes. Com uma "mão cheia de nada", o povo vê-se obrigado a abandonar as suas casas e os seus haveres para fugir aos franceses. Refugiou-se dentro das Linhas de Torres e na capital portuguesa para regressar, mais tarde, às suas terras, vitoriosos, mas com "outra mão com coisa nenhuma".

Em memória deste episódio, o dia 13 de setembro (domingo) será dedicado a homenagear os homens e as mulheres que resistiram corajosamente à ira francesa, ao mesmo tempo que estavam submetidos às ordens inglesas. Apesar disso nunca perderam de vista a defesa da sua pátria e da sua identidade.

Venha assistir a este momento. 

Participam neste evento:
Al Albuera
Associação de Coleccionadores de Armas - "Armas da História"
Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro
Associação Portuguesa de Recriação Histórica
Grupo de Recriação Histórica "Guerrilha de Montagraço" - Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913
Oficina do Velho Ofício
Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal
Passado Vivo

Ver programa

Mais eventos